Your address will show here +12 34 56 78
PROJETO

MIRANDIBA

Mirandiba • Pernambuco

Pequena cidade localizada no sertão de Pernambuco, região do Alto Pajeú, distante cerca de 424 km de Recife. Com cerca de 16 mil habitantes, Mirandiba possui como atividade econômica predominante a agropecuária, sendo os maiores rebanhos do município os bovinos, caprinos e galináceos. Na agricultura do município os principais produtos são: feijão em grão, banana, mandioca, milho em grão e algodão herbáceo. No entanto essas atividades são drasticamente afetadas pela grande seca que atinge essa região do Estado boa parte do ano. Mirandiba é um nome indígena que significa porco queixada.

ÁGUA É VIDA

Os números revelam a importância da água
 

O Brasil possui mais água doce que qualquer outro país do mundo – 12% do volume total do Planeta. Isso cria uma falsa premissa de que o suprimento estável de água de boa qualidade estará sempre disponível. No Brasil, embora haja abundância de água, em comparação com outros países, existe uma grande variedade de riscos relacionados a água, o que representa uma grande incerteza na disponibilidade de água doce para a população. Além disso, os desafios relacionados a água causam múltiplos efeitos sobre o meio ambiente e a economia. 

A cada 20 segundos

Uma criança morre de doenças como a diarreia, morte que seria evitada com acesso à água potável.

+ de 1 Bilhão

É o número de pessoas no mundo que não têm acesso a uma fonte segura de água potável.

80%

Das doenças em países em desenvolvimento causadas por água não potável e saneamento precário.

1,8 Milhões

De crianças morrem, no mundo, em decorrência de problemas como diarreia e outras doenças provocadas por água suja e más condições de saneamento.

2,5 Bilhões

De pessoas que não têm acesso ao saneamento básico adequado, isso é quase 2/5 da população mundial.

6 Kilometros

É a distância em média percorrida por mulheres e meninas em regiões afetadas pela seca..

Projeto Mirandiba

O que podemos fazer juntos

A seca é mais do que um problema climático. É uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. A falta de água dificulta o desenvolvimento daagricultura e a criação de animais. Isso gera a falta de recursos econômicos, provocando fome e miséria no sertão nordestino. É comum ver pessoas andarem longas distâncias sob  sol  e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.

Construir cisternas, açudes e barragens
Abrir poços artesianos
Distribuir água através de carros-pipa em épocas de estiagem
Implantar um sistema de desenvolvimento sustentável
Agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação
  • Text Hover
  • Text Hover
  • Text Hover
  • Text Hover

ENTRE EM CONTATO

Você pode entrar em contato conosco através do email contato@institutoprover.org ou formulário online.

pt_BRPortuguese